Qual o papel da energia solar em uma estratégia de marketing verde?
Que tal vivenciar verdadeiramente a transformação verde em sua empresa com redução de custos no final do mês? Parece um sonho, mas é só o efeito inicial da utilização de energia solar fotovoltaica como principal fonte de energia.
Se preocupar com o meio ambiente é uma tendência crescente no mercado em todos os segmentos, tendo em vista que grande parte da produção industrial depende da transformação de recursos naturais para sobreviver.
Questão de vida ou morte (no mercado)
Além de exercitar o consumo sustentável no nosso dia a dia, é necessário pensar nessas questões para que seja possível se manter no mercado a longo prazo. Mas como exatamente a energia solar irá te ajudar nesse processo?
Em primeiro lugar, é preciso entender que todas as etapas de utilização da energia solar são sustentáveis, ou seja, não agridem o ambiente.
Pontos positivos do uso de energia solar fotovoltaica
Ao contrário de outras fontes de energia, a instalação não agride o meio ambiente, pois as placas podem ser instaladas na área útil das casas, edifícios e estruturas que irão abastecer, como os tetos, varandas, quintais e áreas permeáveis.
O primeiro efeito direto disso é evitar a necessidade de degradação do ar, no caso de combustíveis fósseis, e de áreas florestais para posicionamento das placas. Ponto para a energia fotovoltaica.
Como anunciado diariamente nos noticiários e pelas catástrofes ambientais que vez ou outra acontecem ao redor do planeta, reduzir a dependência de fontes destrutivas para a geração de energia elétrica é urgente.
Mais do que isso, hidrelétricas, cooperativas de petróleo e usinas nucleares, por exemplo, são fontes esgotáveis de energia que destroem recursos naturais para produzirem eletricidade. Por isso é preciso repensar nosso consumo e priorizar matrizes de energia renovável e limpa como a energia solar fotovoltaica e a eólica, por exemplo.
Eficiência energética comparada com outras fontes
Além de humanizar a imagem que o público tem do seu negócio, adotar essa fonte como principal geradora de eletricidade pode reduzir drasticamente sua conta de energia. Confira na tabela abaixo a eficiência e a economia da energia solar comparada a combustíveis fósseis e outras fontes de energia.

De acordo com o o Atlas Brasileiro de Energia Solar, a incidência diária do Sol no Brasil varia de 4.444 Wh por metro quadrado a 5.483 Wh/m². Ou seja, a energia em potencial que nosso planeta recebe a partir de uma só hora de exposição ao sol aproxima-se da quantidade de energia que os seres humanos usam em um ano inteiro.