Porque grandes empresas estão investindo em marketing verde?
Preocupar-se verdadeiramente com o meio ambiente é uma tendência que vem sendo adotada por grandes empresas dos mais variados segmentos. Muitas delas tem muito orgulho em dizer que são amigas da natureza e que se importam com a sustentabilidade. Qual o propósito disso?
Ser reconhecido por uma ação de pioneirismo como o uso da energia solar abre várias possibilidades de ações do chamado marketing verde, mas o que esse termo significa? Que as empresas devem se preocupar com a natureza só para fazer mais dinheiro? Nada disso.
Também conhecido como ecomarketing, green marketing ou marketing ambiental, a iniciativa vai além da redução de custos e tenta inspirar em seus usuários o despertar de uma consciência ecológica.
Atraia um público maior com o green marketing
Quando uma empresa se posiciona dessa maneira, a tendência é que a prática atraia um público com a mesma mentalidade e gere leads qualificados, tendo em vista que o consumo dos produtos estão diretamente ligados à preservação da natureza.
Para se ter ideia, gigantes como Apple, Amazon e Google são alguns dos nomes que investem atualmente em energias renováveis para que 100% de suas operações funcionem por esse meio. O resultado é uma comunidade de colaboradores e consumidores engajados em uma causa que beneficia a todos.
De onde veio essa preocupação das empresas com o meio-ambiente?
Desde a década de 1960 a discussão sobre não agredir a natureza com a produção industrial existe, mas foi apenas a partir dos anos de 1990 que os consumidores se tornaram mais críticos e engajados com causas ambientais.
A onda de consumo sustentável está associada aos encontros ocorridos mundialmente que visavam discutir assuntos ambientais e de sustentabilidade, como a Eco-92 ou Rio-92 que aconteceu no Brasil.
Na ocasião, mais de 30 mil pessoas, entre representantes de 176 países e 1.400 Organizações Não Governamentais (ONGs), estavam presentes no evento que teve uma grande cobertura da mídia – então dá para se imaginar como isso impactou o mundo na época.
Como resultado, o encontro culminou na assinatura de cinco importantes acordos ambientais com o objetivo de desacelerar as mudanças climáticas, universalizar o acesso a saneamento básico e proteger recursos naturais.
Benefícios do marketing verde para sua empresa
Em primeiro lugar, não é só falar que você e seu negócio são ecologicamente corretos. É necessário vivenciar a mudança antes mesmo de iniciar uma ação de marketing voltada para esse fim de convencimento. Toda a filosofia e valores de sua empresa deverão ter como objetivo a redução dos impactos ambientais negativos. Parece difícil, mas algumas ações simples podem alterar a forma que todos veem as questões ambientais todos os dias.
3 ações simples para aplicar o marketing verde na sua empresa
- Separe o lixo de forma adequada e sempre que possível destine-o corretamente para cooperativas de catadores de material reciclável. A partir da simples organização você pode ajudar na geração de renda para centenas de famílias que vivem da reutilização e transformação de materiais.
- Os 3Rs que aprendemos na escola estão mais vivos do que nunca: sempre que possível, procure reciclar e reaproveitar materiais – além do benefício ecológico e da inspiração que isso gera, é uma forma inteligente de economizar, no longo prazo.
- Colabore com programas locais de sustentabilidade ambiental ou crie iniciativas de dentro da sua empresa, inspirando mais pessoas.