Como funciona a energia solar?
Proveniente dos raios de luz do Sol, a energia fotovoltaica é uma alternativa limpa e sem danos à natureza de se gerar energia elétrica. Atualmente, tal fonte de energia representa um método promissor de redução de custos para empresas e cidadãos a médio prazo. Mas como funciona? Entenda tudo sobre energia solar nas próximas linhas.
O processo é simples. A luz do sol é captada diretamente por painéis solares fotovoltaicos conectados uns aos outros. Essa corrente armazenada é continuamente transportada a um inversor solar, espécie de painel instalado na parte interna que faz a conversão dos raios solares em energia elétrica para ser utilizada normalmente em sua casa ou empresa.

Um dos grandes diferenciais do Financia Energia é a utilização de micro inversores em 100% dos sistemas fotovoltaicos que fornecemos. O dispositivo tem a mesma função do inversor – converter corrente contínua (DC) em corrente alternada (AC), mas são fabricados para serem instalados por baixo de cada painel ou a cada dois painéis solares. Mas não se engane com o tamanho! Apesar de compactos, são tão eficientes e robustos quanto o inversor comum e comportam quantos kWp forem necessários para atender a sua demanda.

Principais vantagens do micro inversor solar
- São independentes: Desde que conectados à rede elétrica, podem ser instalados micro inversores de marcas e modelos diferentes. Cada painel ou dupla de painéis funciona por si só.
- Aproveitamento da incidência solar: os micro inversores são flexíveis e permitem que os painéis sejam instalados em qualquer direção ou inclinação.
- A sombra não atrapalha na captação de energia: em sistemas com inversores tradicionais a produção de energia de todo o sistema é prejudicada se algum painel for coberto por sombra. Em um sistema com micro inversores, a sombra reduz a eficiência do painel afetado, apenas.
- Monitoramento 24h exclusivo Financia Energia: proporcionamos tranquilidade com uma ferramenta online que permite monitoramento 24h para acompanhar do rendimento do seu sistema.
Energia solar residencial
A luz solar é uma fonte inesgotável de energia, e essa energia é captada enquanto há sol no céu. Para as atividades diárias de 2 pessoas são consumidos cerca de 200 quilowatt-hora (Kwh) por mês. Com um sistema fotovoltaico adequado, de cerca de 2 quilowatt pico (Kwp), é possível que essa casa produza mais energia do que utiliza. Mas o que aconteceria com esse “restante”? Entenda tudo no nosso artigo sobre créditos de energia solar.